Páginas

DESTAQUES

Revoltas Liberais 1820, 1830 e 1848


Para entender melhor onde a história chegou é preciso olhar mais atrás e observar os caminhos trilhados que desembocaram no presente. A fim de elucidar estes caminhos contarei um pouco que sei sobre as revoltas liberais de 1820,1830 e 1 848.

'As Revoltas Liberais apresentaram caráter libertador, o objetivo era destituir as monarquias e criar              uma constituição. Mediante as Revoltas alguns países alcançaram sua liberdade e independência.

Pode ser marcada por três período sendo o de 1820, 1830 e 1848. 

No período de 1830 ocorreu a Revolução do Porto, que tinha como objetivo o retorno da Família Real a Portugal, que nos idos de 1808, fugindo de Napoleão, foi esconder-se no Brasil, objetivava-se também a  formação de uma constituição. Todavia essa ideia não deu certo, com medo desse movimento se espalhar por toda a Europa a França intervém e sufoca a Revolução do Porto. Tenho que destacar também neste período a independência da Grécia do Império Turco Otomano. Esse processo de independência não ocorre de forma automática, para chegar a esse fim, foi necessário o apoio da França, Rússia, e Grã-Bretanha. Após a ajuda dos aliados em ataques aos Bálcãs a Grécia conquista  sua independência.

As revoltas de 1930 foi marcada pela deposição do rei Carlos X (Família Bourbon). A sua deposição foi consequência de suas atitudes como restrição da liberdade  de impressa, a legislação politica em favor dos mais ricos, dissolução da câmara e convocação de novas eleições. A sua saída foi marcada pela revolta gloriosa que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de junho. Após isso seu trono foi entregue ao rei Luiz Felipe (Família Orleans por ter mais características liberais). 

As revoltas Liberais de 1948 pode ser marcada pela queda do rei Luis Felipe devido a crise econômica que se passava,  proporcionando um numero grande de desempregados e a influência burguesa por achar que seus interesses não estão sendo representados. Em 1948 foi formada a Constituição da Republica da França formada pelo governo provisório. Nas primeiras eleições foi eleito Luiz Napoleão. Varias coisas podem ser atribuídas aos motivos de sua  vitória, como o peso do nome e as promessas de acabar com as revoltas que ocorriam ate então. Após três anos no poder Luiz Napoleão da o golpe de estado e retoma o poder monárquico.

A Prússia e os estados germânicos tiveram que tomar uma postura mais liberal, como a formação de parlamentos liberais,  estabelecimento de tribunais regionais e a tentativa de formação de um estado germânico.
Na tentativa de formação de um estado germânico foi organizada uma assembleia com a tentativa de unificar a Alemanha. Contou com a presença de 550 delegados que aprovaram a formação do estado alemão, mediante a isso o parlamento ofereceu a coroa ao rei da Prússia Guilherme Frederico, mas com o medo da reação da Áustria, ele não aceita a coroa. Diante da pressão austríaca os príncipes alemães derrubaram todos os governos liberais retomando assim o  status quo.


6 comentários:

  1. Você escreveu errado meu jovem...
    A revoluçao do porto seria em 1820.

    ResponderExcluir
  2. As datas ficaram erradas. É 1820, 1830 e 1848, você se confundiu em algumas partes.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. se achou ruim, saia daqui e não comente nada dããããr

      Excluir
  4. As datas estão erradas:isso é óbvio, mas a informação dada está ótima.

    ResponderExcluir