Páginas

DESTAQUES

A Guerra

Pude perceber que a guerra se deu praticamente pela alianças formadas, que tinha como objetivo defender cada interesse ali represententado.
A expansão europeia contribui bastante para a formação de alianças, é tanto que, a Europa se configurou em duas alianças, a Tríplice entende ( Grã-Bretanha, França e Russia) e os Aliados (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália)
Esse período pode-se caracterizar como uma guerra de trincheiras, impasses e com diversos conflitos em regiões diferentes.
Podemos falar então do frente ocidental. A frente ocidental foi uma tentativa alemã de invadir a Bélgica para então chegarem a França. Porem as tropas belgas conseguiram atrasar as tropas alemãs. Esse acontecimento permitiu que a Grã-Bretanha a se organizar para então saírem com sua Força Expedicionária pelo Canal da Mancha.
Como meio de entrar na França foi planejado um plano de invasão - Plano Schlieffen, Tinha como objetivo a movimentação das tropas alemãs através da Bélgica para o litoral para então chegarem a Paris.
Porém o plano não da certo, devido as intervenções belgas que impediram a movimentação alemã.  Houve grande avanço das tropas alemãs, mas devido a falta de recursos para manter o exercito alimentado e a falta de munições  as tropas alemãs recuavam. Sob o comando de Joffre a França ataca a Alemanha, batalha que se deu o nome de Marne levando o exercito alemão se recuar ate Aisne onde conseguiram cavar trincheiras.

A frente oriental houve uma mobilização Russia que originou a dois ataques praticamente ao mesmo tempo.
ataques planejados a Alemanha e a Áustria. Por mais que tiveram sucesso de combate com Áustria, se tornou fraca ao combater a Alemanha. Ao combate-los a Russia perdeu grande parte de sua munição.
Houve grande impasse no frente ocidental mediante as trincheiras, caracterizadas como forma dos soldados se defenderem, havia arames farpados, não havia possibilidade de um ataque surpresa, os ataques se concentravam em bombardeios massivo de artilharia, não apresentava capacidade de captura porque aumentava o poder de fogo e mesmo com o rompimento das trincheiras o avanço era difícil devido o solo ter sido remexido.
No leste os russos sempre tinham sucesso ao enfrentar os austríacos. O bloqueio turco obstruía a passagem russa de armentos e alimentos,  para mudar essa situação foi proposto  a passagem pelo Mar Negro. Para isso acontecer foi lançada uma batalha que tinha como objetivo destruir os turcos. 
Esse plano não obteve sucesso, na primeira tentativa vários navios naufragaram ao atingirem uma serie de minas.  Os turcos tinham também fortalecido suas defesas impedindo qualquer ataque que viesse sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário