Páginas

DESTAQUES

Liga das Nações

A guerra deixou marcas tristes pelo qual nenhuma população em sua sã consciência queria passar novamente. 
Fiquei muito triste ver as pessoas que eu amo serem mortas e não poder ao menos está perto delas para dar o ultimo abraço.  As desgraças promovidas pela guerra foi inestimável, a começar pelo números de mortos contabilizados. 
Surge em  meu coração  o desejo de  presenciar medidas que pudesse de alguma forma conter ou fazer com que um conflito nessa escala surja novamente.
Esse desejo foi tão  intenso que minhas preces tinha sido ouvida pelos deuses, e em 10 de janeiro de 1920 surge a proposta de elaborar meios para que o conflito fosse contido, e essas movimentações ficou conhecida como Liga das Nações.
 Era interesses de todos elaborar meios que viessem conter conflitos dessa especie, o mundo ficou parado e atencioso para que fosse criado meios para conter as guerras.
Apos 1818, Com o Fim da I Grande Guerra, um novo debate inicia surgindo de uma pergunta que era de interesse de todos; Como evitar a guerra?
 Inicia então a formulação de um órgão que ficaria responsável em conter os conflitos mundiais, esse órgão ficou conhecido como Liga das Nações. 
Foi resultado de várias discussões entre os países que participaram da guerra. Um dos que tiveram maior participação ativa nesse processo foi o presidente estadunidense Woodrow Wilson e seus 14 pontos, que determinava critérios organizacionais e como seria a configuração do período pós guerra. 
A Liga estava firmada em dois propósitos; manter a paz através da Segurança coletiva, se e um país tivesse a intenção de atacar, os países membros de comprometeriam em aliar-se e conter o ataque,  e estimular a cooperação internacional pra resolver problemas econômicos e sociais. 
Era bem formulada, havia a ASSEMBLEIA GERAL  tinha como função decidir sobre politicas gerais, como exemplo, podia revisar um acordo de paz. O CONSELHO, reunia pelo menos três vezes ao ano e tinha quatro membros permanentes Gra-Bretanha, França, Itália, Japão e tinha como função lidar com os conflitos a medida que fossem surgindo. O TRIBUNAL PERMANENTE DE JUSTIÇA INTERNACIONAL lidava com disputas entre estados. O SECRETARIADO, que se ocupava de cuidar da parte burocrática, toda documentação era organizadas para que as decisões da Liga pudessem ser realizadas e a COMISSÕES E COMITÊ formada para lidar com problemas específicos que surgiram a partir da primeira guerra, como, questões militares, grupos minoritários e o desarmamento.
Enfim havia o ideário para finalizar com o surgimento da guerra, esse órgão se mostrava bastante eficiente pude contemplar várias de suas atuações, atuações que me dava orgulho em cada proposta por ela lançada. Pude contemplar a sua atuação na Organização Internacional do Trabalho (OIT) que tinha como objetivo criar melhores condições de trabalho,  persuadindo o governo a estabelecer uma jornada de trabalho reduzida e introduzir benefícios por doença e desemprego. Houve por parte da Liga várias publicações para isso acontecer, e de certa forma deu certo, os governos, mediante a atuação da Liga e tendo a informação difundida de seus maus tratos aos populares, foram obrigados a ceder os desejos da OIT.
Houve também disputas politicas resolvidas, como, as reivindicações da Alemanha e Polônia pela importância da área industrial de Alta Sílesia, a Liga decidiu que deveria ser dividida entre ambas e mais longe na America do sul, foram resolvidas disputas entre Peru e Colômbia e Entre Bolívia e Paraguai.
Era de impressionar a atuação da Liga das Nações, a cada manobra realizada por ela, era um conflito resolvido, mas infelizmente não consegue preservar a Paz.
Isso pode ser descrito por vários motivos. Um deles é que tinha relações muito próxima com o Tratado de Versalhes  e passava a impressão que foi criada para beneficiar apenas a potencias vencedoras; o seu proposito foi rejeitada pelo EUA que representava grande importância para o sucesso da Liga; não havia força militar a sua atuação era na confiança dos países membros que poderiam ou não fornecer seu exercito para combater de forma a evitar um conflito.
O que me deixou mais triste foi o fracasso na Conferencia Mundial do Desarmamento, que tinha como principais países a Alemanha e França. Os alemães pediram igualdade de armamento com a França, houve a solicitação francesa pra que isso fosse adiado pelo o menos oito anos, Hilter em sua esperteza utilizou dessa atitude para retirar a Alemanha da conferência.
Todo ideário de acabar com a guerra estava caindo por terra devido as movimentações realizadas por cada nação, o apoio que era necessária para sua estruturação não foi concedido, nenhuma nação queria abrir mão de seu armamento e mediante a isso a Liga não consegue realizar um dos seus principais ideais:
EVITAR A GUERRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário