Páginas

DESTAQUES

Arranjo político que Sucedeu na Grande Guerra

Com tanta mudança em pouco tempo era de se esperar um desequilibrio na Europa. Era revolução francesa, mais tarde unificação Italiana, Alemã. Era insólito pensar na conservação da paz no médio e longo prazo. A Europa havia se tornado uma bomba relógio, onde a deflagração da guerra era apenas questão de tempo, e tempo incerto. Não se sabia as proporções e alcances, mas sobretudo a guerra se mostrava necessária.

Coma unificação Alemã, as aspirações políticas e econômicas deste Stato se intensificam, e esta passa a rivalizar com a Grã-Bretanha e coma França. A "briga" com a Grã-Bretanha se dava no crescimento da atuação alemã na produção de ferro gusa e aço. Coma França o problema era a Alsácia Lorena, anexada à Alemanha em 1871, após a guerra Franco-Prussiana. Enquanto os franceses queriam recuperar território, os  alemães não queriam devolver. Enfim se um elefante incomoda muita gente, uma Alemanha incomoda muito mais.

A percepção da Alemanha é que, por passar a ter maior atuação nos assuntos europeus, os demais  Statos questionariam sua nova postura, percebe-se então cercada pelos outros estados. Ao Sudoeste e Noroeste a  Franca e a Grã-Bretanha respectivamente. A Nordeste a Gigante Russia bloqueava suas intenções. Era necessário mais do que nunca estabelecer suas diretrizes políticas, ter aliados contra seus eventuais inimigos. Começa a diplomacia secreta.

Em1904 França e Grã-Bretanha constituem a Entente Cordiale. Dez anos antes, França e Russia haviam se declarado cooperadoras. Em 1907 Grã-Bretanha e Russia também se amigaram. Contudo,em 1882 antes destes acordos, a Alemanha, a Austria-Hungria e a Italia firmaram a Tríplice Aliança. Para um mais desavisado poderia se explicar a guerra como se explicaria uma briga de bar,  intensificada exponencialmente.

Estas alianças eram um risco iminente seriam toda a polvora e o pavio para uma guerra. Isso porque cada país possuia suas preferencias e avessõe a outros países. Este será um ponto de uma outra nota, junto das crises e tensões que fomentaram a questão pololítica que desencadeou a guerra.

Por aqui é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário