Páginas

DESTAQUES

Conflitos políticos anteriores à Grande Guerra

As problemáticas Alianças Europeias foram uma das principais causas que levaram à Grande Guerra. As outras causas recaem sobre esta, mais peso e gravidade às questões políticas em si. Ilustrarei a seguir como esta maxima se sucedeu.

Cada Stato  possuia suas próprias preferencias políticas, a quem estendiam seus apoios e suas recusas. Por exemplo tem-se as guerras bálcanicas e os conflitos do império austríaco, que estava ameaçado pelo movimento nacionalista sérvio, por sua vez apoiado pela Russia. A questão entre a Austria-Hungria e os servios se dava pelo seguinte, muitos sérvios residiam no império Austríaco e logo passam a desejar sua  separação do império e encontram apoio russo,que mais tarde se mostrará incondicional,quando deflagrada a primeira guerra. Para conter os sérvios a Austria precisaria de uma guerra preventiva, destruir antes que fosse destruída, pois caso os servios se separassem, outros povos poderiam se espelhar nestes, levando à ruína do império austríaco, alem disso a Austria Hungria precisava impedir que a Servia conquistasse saida para o mar, como reivindicava apos as guerras Balcanicas, que merecem uma nota por si só.

 Havia muito atrito entre Austria e Servia e sobre tudo eles ainda tinham apoio. A Russia era incapaz de apoiar sozinha os sérvios, mas tinha acordos coma França e a Grã-Bretanha, contudo não recebeu este apoio para os sérvios pois seus parceiros políticos(França e  Grã-Bretanha) não queriam confronto frontal com a Alemanha que tinha acordo com  Austria  e a Italia desde 1882.

A Alemanha precisava afiramar-se ante as potencias França e Grã-Bretanha e um dos fatores que deixava a Alemanha atrás da França e da Alemanha eram as colônias. A pelo menos 200 anos antes, França e Grã-Bretanha estabeleceram-se como grandes potencias em função de seu colonialismo, que disseminava um pedaço da Europa em todo o mundo. Contudo a Alemanha só a pouco começa a questionar a estrutura política européia, não possuindo colônias até então. Outro fator que limitava as ações alemãs era a marinha Britânica, a maior do mundo que estava na saída alemã para o mar. Os ingleses eram no mínimo um impecílio para os alemães. Uma tentativa alemã de se firmar internacionalmente se deu em 1906, no Morrocos, um território no continente Africano não ocupado por nenhuma potencia europeia. A Alemanha tenta apropriar-se do Morrocos e estabelecer colonia com saída para o resto do mundo mas foi rapidamente impedida pela  Entente Cordiale (França e Grã Bretanha), na minha opinão esta manobra alemã não foi mais que uma tentativa de experimentar o poder da  Entente Cordiale, ver como esta se portaria ante as novas aspirações da Alemanha. Esta respondeu-prontamente contrária, inclusive com o aponho da Espanha e da Italia, geograficamente mais próximas que a Alemanha.

Os acordos eram conflituosos e não poderiam acabar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário