Páginas

DESTAQUES

Ataque a Turquia

A entrada ada Turquia na Guerra se dá em 1914 uma de suas primeiras ações foi o fechamento das dasdanelas. uma outra movimentação foi o fechamento do Mar Mediterrâneo onde os ingleses abasteciam os russos. Apos isso várias medidas foram implementadas para mudar essa realidade, uma delas foi a realização de um ataque naval seguido de um ataque terrestre. Porem não obtêm sucesso devido aos ataques da Turquia levando a desistência aos ataques a Constantinopla.
Por não ter dado certo, uma nova manobra agora é realizada - A aliança com os arábes.
Os árabes ficaram sobre o domínio turco por muito tempo e de certa forma eles desejavam livrar desse julgo.
Para isso acontecer várias medidas foram tomadas pelo os ingleses, o reforço do canal de Suez, inicia-se então uma negociação com os árabes sob a promessa de deixar a Arábia sobre o dominio Turco.
Em 1916 inicia a revolta árabe, com o objetivo de enfraquecer o exercito turco-automano e poderem invadir Constantinopla.
O melhor lugar para iniciar a guerra era em Medina porque era vista pelos turcos como um reduto.
O exercitos rebeldes estavam sobre a liderança de Faisal das Arabia. Essas movimentações tiveram mais sucessos quando os britanicos, via negociação com Failsal envia um comandante oficial - Lawrence das Arabias que com muita inteligencia e astucia começa a liderar as movimentações de guerrilhas.
O objetivo dessas movimentações estavam pautadas em desativar os equipamentos, desativar ferrovia, roubar comida e gerar uma guerra de atrito que dificultaria a permanência dos turcos na cidade. 
O objetivo final era dominar Medina e Damasco que significaria limitação do poder turco-automano.
Apos dominarem Agaba, os ingleses passam a ter dominio da via ferroviária.
Os ingleses atacam os tucos no Iraque, entram pelo rio Tigre em 1915 não tem sucesso e esperam o decorrer das revoltas árabes, apos atacam Baguida.
O sucesso britanico foi inevitável, a Turquia perde o oriente médio, Iraque e todo controle sobre os Balcans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário