Páginas

DESTAQUES

Mussolini e a direita


Tão logo quanto acabou a Grande Guera mundial, medidas começaram a ser utilizadas para garantir que uma nova guerra não fosse iniciada. Dentre estas medidas posso destacar a Liga das Nações, que foi capaz de resolver vários conflitos internacionais, mas seu poder estava restrito aos participantes, sendo que muitos países preferiam assinar tratados independendentes da liga.
Em 1922 o mundo presenciou várias coisas, entre coisas simples e belas, como a Semana da Arte Moderna em Fevereiro, que foi um grande momento para exposição de arte de todas as formas do movimento modernista. Pinturas, esculturas, poesias musicas. Foi um bom momento.
Também em 1922 o mundo assistiu a coisas preocupantes, como Benito Mussolini assumir  o primeiro Ministério Italiano. Fundou o Facismo italiano, mas não sabemos ainda o que está por vir.
O mundo também viu o desfecho das conferencias de Washington, que sobretudo tentava eliminar preocupações estadunidenses contra o Japão. Ficaram estabelecidas medidas de conduta para limitar uma corrida naval Japonesa estabelecendo limites para a atuação dos envolvidos.
Foi o ano da Conferencia de Gênova,  que pretendia finalizar algumas questões políticas,  como conseguir a Alemanha pagasse sua indenização, sendo que esta ameaçava interromper o pagamento, lembrando que ela vinha sendo sufocada desde o pós guerra. Também pretendia reestabelecer  relações diplomáticas com a Rússia Soviética, dentre outras coisas. A conferencia de Gênova acabou sem grandes soluções para os problemas que propunha resolver, tendo  falhado sobre tudo. 
Um  ano de desconforto entre os envolvidos na Grande Guerra.
 
13 de Novembro de 1922

Nenhum comentário:

Postar um comentário