Páginas

DESTAQUES

O final do estopim e a explosão

Morrem, assassinados por um rebelde sérvio, o Arquiduque Austríaco Francisco Ferdinando e sua esposa em 28 de junho em 1914, o sucessor ao trono Austríaco. O arquiduque era seria o sucessor ao trono, o que caracterizou não apenas um ato violento isolado, mas um atentado contra o gorverno Austríaco. A Austria em uma medida enérgica declara guerra à Servia, isto porque contaria com o apoio da Alemanha. Os Russos então incapazes de apoiar a Sérvia a despeito do auxilio Ingles e Frances dão apoio incondicional à Servia. Os alemães tentam intervir pedindo que a Russia interrompesse a mobilização militar e declaram guerra a Russia quando são desacatados em 1° de agosto, no dia três declaram guerra à França.

Hoje, quando olho para trás vejo que o  dia três de agosto de  1914 fora para minha família o dia mais triste de todos os dias. Naquela época lembro que meus filhos estavam empolgados em se tornarem heróis e defender com braços fortes o nosso país e aqueles que amavam. Apenas Marie não parecia empolgada, as mães sempre parecem prever os perigos e sempre sabem quando um ideal pouco ou nada tem de nobre.     Ao contrário de nossos meninos, encrostados no nosso espírito de raízes germânicas, a final meu sobrenome é Ritter, com Wagner e Abelardo não podia ser diferente. Deveríamos ter nos fundado na Bélgica, mas mesmo assim, o futuro seria incerto.

A Béliga se mantinha neutra entre os beligerantes, mas a Alemanha ignora a neutralidade do território a fim de alcançar mais rapidamente o território Frances, assim a Grã-Bretanha entra na guerra afim de preservar a neutraldidade belga, mas também como forma de evitar riscos aos seus dominios, já que a Belgica da saida para o mar a porta do Reino Unido.

Certamente  as tensões e rivalidades entre a Austria-Hungria e a Sérvia  foram o estopim para a deflagração da guerra,mas a escalada de engajamentos deu-se antes do conflito.Mesmo assim os tratados não resultaram em guerra sempre, uma vez que cada país manteve-se primeiramente leal aos seus própios interesses, nada havia de obrigatório nas alianças, como foi observado no não apoio Britanico à Russia e a Sérvia contra o Império Austro-Hungaro. Assim que fique claro que a guerra não foi "pessoal" ou emotiva, talvez tenha sido apenas mal calculada, principalmente nos seus custos. Até então os conflitos europeus eram resolvidos principalmente através de diplomacia, nunca tinha visto um engajamento de tantos paises num conflito bélico. Neste ponto, a Grande Guerra nada seria alem de uma imenso erro de calculo.

E pensar que perdi meus filhos para isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário