Páginas

DESTAQUES

Guerras dos Bálcãs

Em 1893 me tormei enamorado de Marie, tinha meus dezoito anos idos e ela floreava a idade de dezesseis. Dois anos mais tarde,em 1895 nos casamos e próximo as  nossas bodas de rosa (17anos de matrimonio), eclodiu a guerra dos bálcãs. Wagner e Abelardo já estavam com quinze e dezesseis anos, Olavo e Alana com seis.

Em 1912 eclode a primeira guerra dos bálcãs, na região da península balcanica. A coalizão entre Servia,Grecia e Montenegro constituiu a liga balcanica, que logo inciam ataques contra a Turquia. Todos os países que formaram a Liga Balcanica pertenceram em algum momento ao Impérito Turco Otomano, e agora uniram-se em ataques contra a Turquia aproveitando o seu enfraquecimento a fim de estabelecer novos territórios. Sucedeu que a distribuições de territórios foram feitas pela Alemanha e Grã-Bretanha, mas   a  Servia fica insatisfeita com seu novo território, almejando saída para o mar através da anexação do território da Albania. A servia não alcançar tal objetivo era uma questão política, impediria que a Servia ganhasse poder em um cenário tão propenso a conflitos. Sobretudo o principal interessado no controle da distribuição de poder à Sérvia é o Império Austro-Hungaro, por motivos que ja foram descritos em outra nota.

Mais uma vez a distribuição de terras foi motivo para novas disputas, no que sucedeu à segunda guerra balcânica. A Bulgaria tinha interesses  nos territórios macedônios distribuidos para a Sérvia, entrando em guerra por este território em  1913, um ano depois da primeira guerra balcânica e um ano antes da Grande Guerra. Os demais participantes da liga balcânica apoiaram a Sérvia,em vista que foi a Bulgária quem se movimentou contra a estrutura definida. Por fim a Bulgaria perdeu os territórios adquiridos previamente na primeira guerra dos Bálcãs. A Austria-Hungria só não interviu na questão em favor da Bulgária dada a fortíssima infulencia Alemã e Britânica.

Pesadas consequências ficaram após as gerras dos Bálcãs: A Sérvia saiu fortalecida e mais capaz de fomentar os problemas com o Império Austro-Hungaro, enquanto estes ultimos estavam igualmente interessados em sufocar a Sérvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário