Páginas

DESTAQUES

O Sofrimento da Grande Guerra

A Grande Guerra, nunca antes imaginada foi ocorrer por tantos motivos mas que ainda aparecem obscuros.  Aos meus trinta e dois anos de idade nunca pensara que isto fosse acontecer, tão pouco desta forma. Penso que todos acreditassem que seria uma guerra a ser decidia em pouco tempo. Os alemães buscavam derrubar Paris em menos de um mês, muito menos que os quatro longos e sangrentos anos  que  se sucederam entre 1914 e 1918. Muitas baixas ocorreram, para todos os lados, foram tantos jovens que homens mais velhos já eram cotados para tomar seus postos, nas trincheiras imundas com lama e restos de seus companheiros. Só não lutei devido a uma leve disfunção motora que me incapacita de mover com agilidade e carregar peso. Mas quisera eu ter dado o meu sangue no lugar de meus filhos Wagner e Abelardo. Comigo e Marie, minha esposa ficaram Olavo, então muito jovem para servir naquele massacre, com seus oito anos e Alana igualmente jovem.
A Grande Guerra foi a guerra industrial, passou a produzir,  destruir e matar em escala industrial. Havia menos sentimento e mais morte, não se guerreava como meu avô Sigmund Ritter, olho no olho, apertava-se um botão e iam pelos ares pernas e braços de gentes,  que longe daquele palco horrendo possuíam suas famílias,  seus sonhos e seus pecados. Na guerra eram todos lixo.
Toda guerra tem culpa política. Dizer-se-ia que tudo começou pelo assassinato de Francisco Ferdinando,  sucessor do trono Austro-Hungaro por um jovem sérvio, mas este acontecimento não passa na verdade de um ocorrido.   É  nítido em  toda a Europa grande rivalidade entre os países por motivos diversos: motivos políticos as repúblicas e as monarquias no mesmo continente; econômicos, pelo desenvolvimento dos países,   como Alemanha,  levando a uma mudança paradigmática da  estrutura política europeia; atritos entre as nacionalidades, que estavam distribuídas em  territórios diferentes por toda a Europa, e que passaram a se identificar mais com sua origem que com seu território atual( o assassinato do arquiduque se enquadra neste último); isto tudo somado a uma série de acordos que só se tornaram públicos quando todos os Países já estavam em guerra, levando consigo suas colônias pelo mundo ao combate de uns contra os outros.

Enquanto a diplomacia era estabelecida as escuras eu criava meus meninos,  quando a luz se acendeu,  esta mesma diplomacia tirou-os de mim e assim fez com tantos outros pais. Sei que estou vivo porque sofro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário