Páginas

DESTAQUES

Projeto Prussiano

Meu pai lutou na guerra franco Prussiana, ele me explicou os motivos pelos quais esta guerra ocorreu. Era o que pode-se chamar de "O Projeto Prussiano" iniciado muito antes da guerra e era a tentativa de formação do Estado alemão. Para a Alemanha surgir de fato era preciso a vitoria dos estados nacionais sobre os estados dinásticos. Para que tal empreitada funcionasse, precisava ser fundamentada e iniciada na Prússia, inclusive por sua grande lealdade dinástica, que seria o centro da unificação, oque já trouxe temeridade a Berlim.

Ocorreria uma grande mudança no sistema Estados europeus. Haveria  a expulsão dos austríacos de natureza germânica no interior da Alemanha, o projeto se opunha aos processos de legitimidade, Berlim teria que assumir sua missão borussica contra a Alemanha. Trocando em miúdos, o nascimento da Alemanha era uma doença que infectaria toda a Europa.

Todas as mudanças precisam de apoio, neste caso, principalmente político. Havia consenso entre eles de que, para consolidar esse projeto, seria necessário partir da Prússia, mas houve um problema, muitos dirigentes teriam que abrir mão de seu poder na nova formação política e por isso muitos não aceitaram  a proposta. A Prússia se depara com a crise do projeto nacional.

Vários programas foram idealizados em busca de uma unidade nacional. Posso citar uma da figura  fundamental, Otto Von Bismarck com o seu projeto esmagador de criação da unidade alemã. Havia sobre tudo um forte sentimento nacionalista pangermânico o que levou ao assassinato de um espião austríaco que remetia a situação da Russia Czarista. Os alemães que adotavam cidadania prussiana, viam na guerra de libertação uma reafirmação do sentimento nacional.

Surgem então dois grupos, os restauradores que queriam o fim da politica medieval da Alemanha e os conservadores modernizadores que queriam a constituição do estado alemão. Com os conservadores seria possível uma aliança dos liberais nacionalistas. Esta característica de nacionalidade era extremamente necessária para a consolidação da unidade. Para concretizar de fato seria necessária uma guerra, para unir o ideário do povo.

Possuo outras notas históricas a respeito da unificação Alemã, tenho certeza que um dia ela se tornará uma potencia. Por agora termino aqui, e se alguém ler isto, acredito que não terá problemas em encontrar e ler as outras notas também.
Da História para o futuro.

13 de outubro de 1894

Nenhum comentário:

Postar um comentário