Páginas

DESTAQUES

Possibilidades o acontecimento da Grande Guerra

Não acredito ser razoável pensar que um país entra em guerra em um fundamento racional e objetivo, que conceda apoio incondicional a um outro país sem se beneficiar disso. Assim estaria a Russia realmente apenas apoiando a Sériva?

A Alemanha exerceu bastante influencia nos Bálcãs, e do mesmo modo que o Império Austro-Hungaro não queria que a Albania fosse cedida a Servia, a Russia não queria que os alemães controlassem o acesso acesso ao estreito de Dardanellos e Bosforo, que ligam Asia à Europa através do Mar Negro.

Talvez a Alemanha tenha aspirado desde o princípio a guerra contra a Russia, agindo deliberadamente quando requisitou que estes interrompessem a mobiliziação militar, sabendo que os russos não parariam. Esta era uma forma de começar uma guerra com toda a Tríplice Entente e se afirmar como a principal potencia européia. Além disso a guerra sempre foi uma forma de unir o povo alemão ou mesmo tirar o foco de algumas tensões, assim a Alemanha deixaria de se preocupar com as crises relacionadas ao seu regimento interno, focando a atenção popular para a futura guerra. Acontecia que um partido tinha obtido a maioria no parlamento alemão, o Reichstag, e tinha dado voto de desconfinçacontra chanceler, mas nada aconteceu pois a palavra final era a do Kaiser, o indivduo surpremo do regimento alemão. Cercada, em certa medida,por sistemas políticos mais democráticos que o seu, a Alemanha estava ameaçada a perder a aceitação popular.

O cerco da Entente à Alemanha não era uma ameaça por si só, o problema é que a Alemanha não teria capacidade de conter França,Grã-Bretanha e Russia ao mesmo tempo, talvez por isso tenha se precipitado para agredir antes de ser agredida. Além de cercar a entente passa a sufocar, com o poderio da marinha Britânica e o expansionismo militar russo, medidas precisavam ser tomadas e rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário